terça-feira, 28 de maio de 2013

Lygia Bojunga - Tchau

Encontramos a Biografia da autora de vários livros infanto-juvvenis nesse site: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=biografias_texto&cd_verbete=5750

Os livros escritos por Lygia, num primeiro momento de  leitura sobre sua biografia, nos fizeram perceber que a escritora situa  suas obras literárias entre a contemporaneidade conforme a realidade e a fantasia. Ao lermos sua obra denominada Tchau, nos frustramos pelo motivo que estamos acostumados a ler outros tipos de literatura e sempre com finais felizes. Mas, ao discutirmos sobre a leitura que fizemos, percebemos que o gosto pela leitura não pode deter somente na leitura com finais felizes, precisamos entender que com as leituras é que nós entenderemos qual o melhor tipo de leitura nos convém. O fato de fazermos uma leitura e preferirmos que seja do jeito que esperamos, tira a autonomia do escritor, que é quem produz sua obra e com ela tenta de qualquer maneira aguçar a curiosidade do leitor para que chegue ao final, mesmo que esse final não seja um conto de fadas.


2 comentários:

  1. Já li dela o "Sofá Estampado", e é muito fofo. Ainda quero um dia ler "A Bolsa amarela" e "Tchau". Finais tristes também me cativam quando tem uma razão maior por ter acontecido assim. Tão bom quando adivinhar o final da história, é ser surpreendida pelo autor, mesmo que não como esperávamos.

    ResponderExcluir