domingo, 7 de julho de 2013

V FIPED - VITÓRIA DA CONQUISTA

Nossa participação no V FIPED foi muito gratificante em vários sentidos e principalmente na nossa formação. Ao participarmos de uma oficina: Leitura: Fios que tecem a Cidadania, ofertada pelas professoras e por uma aluna de mestrado, nos fez perceber que há vários tipos de leitores e vários tipos de escritores. Cada um com uma essência e com um modo de ver o mundo conforme suas realidades vividas. Ao fazer uma abordagem sobre como entendemos por Leitura e como nos inserimos nesse mundo leitor, ouvimos vários relatos, que nos fizeram enxergar que a literatura está presente sempre na vida do ser humano, com mais ou menos intensidade. Existem os leitores da vida que contam suas histórias para os filhos, para os ouvintes sem ao menos ter um livro na mão, Há leitores que necessitam do auxílio do livro para poder contar uma história. Não importa como irá contar, o importante é conseguir que as pessoas, crianças, os ouvintes sejam capazes de interagirem e de participar como se fosse no mundo da imaginação, seja ela uma história romântica ou não. Em seguida fizemos uma dinâmica em que formamos vários grupos e escolhíamos entre 5 itens: um recorte de uma notícia, uma imagem, uma anedota, uma poesia e um livro. Escolhemos o livro que se tratava da história da Joaninha -  

A REPRODUÇÃO DAS JOANINHAS

SUZANA FACCHINI GRANATONEIDE SIMÕES DE MATTOS. Um livro com ilustrações muito coloridas, interessante, uma história muito legal, em que o professor pode trabalhar com alunos de qualquer idade, podendo ser  interdisciplinar. As ministrantes da oficina foram de muita valia sobre as considerações feitas sobre as intervenções das alunas e professoras que ali participavam. Ouviram quase as mais de 30 participantes da oficina interagindo e dando suporte aos questionamentos que ali surgiam. Uma das problemáticas mais visíveis entre as professoras que já estão na rede se dava na dificuldade de trabalhar com os alunos que não tem o hábito da leitura, já que nas escolas de Educação Infantil se faz imprescindivelmente a necessidade de começar a envolver as crianças no mundo literário. Ouvi da ministrante da oficina que deve-se fazer da criança um leitor desde sua descoberta no ventre materno. Quando lemos para uma criança, estamos dando suporte para que essa seja uma leitora e compreendedora da literatura em si. Sobre o V FIPED, só temos a agradecer, pois conhecemos pessoas de outros lugares com as mesmas angústias que vemos onde habitamos, mas também com a mesma esperança de sermos pessoas melhores e formarmos cidadãos que sintam prazer pelos estudos e pela literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário