segunda-feira, 3 de junho de 2013

Olááá pessOas, esperamos que este blog esteja proporcionando novos horizontes sobre a Literatura Infantil.

Refletindo sobre a nomenclatura LITERATURA INFANTIL, percebemos que este significado vai além de livro pra crianças...a Literatura Infantil suscita lembranças, favorece a compreensão do mundo adulto com uma pitada de fantasia, possibilita que a criança construa sentimentos e se sinta sujeito pertencente na própria história...enfim, acreditamos que a Literatura Infantil é mais do que importante, é essencial na construção da infância!


E para a leitura de hoje, deixamos "Os 10 direitos do leitor" de Daniel Pennac.



O direito de não ler
O direito de saltar páginas
O direito de não acabar um livro
O direito de reler
O direito de ler qualquer coisa
*O direito ao "bovarismo"
O direito de ler em qualquer lugar
O direito de ler uma frase aqui, outra ali
O direito de ler em voz alta
O direito de calar.

* esse direito relaciona-se à Madame de Bovary, que quando se identificava, agia como os personagens que lia.






BoM...agora que você já sabe seus direitos leitor, o que está esperando???



Escolha um bom livro e se delicie em sua leitura!!! 

4 comentários:

  1. É verdade amiga e companheira nos momentos mais importantes das nossas vidas, que ao nos prepararmos para contar história para uma nova turma, ficamos tão ansiosas e apreensivas. E depois que a gente começa e vê a interação e alegria daquelas crianças, se envolvendo e querendo participar e dar suas opiniõezinhas sobre as histórias, é muito gratificante. Tão lindos, quando terminamos que deixamos eles adentrarem ao mundo da literatura e ficam nos procurando para mostrar e contar mais historinhas para eles, querendo um momento para cada um, é muito lindo e dá vontade de ficar com todos, mas são tantos e o tempo é pouco, perto de tanta vontade de ler mais e aprender mais. Amoooo!

    ResponderExcluir
  2. NOSSO BLOG É MESMO MASSA! ESPERAMOS QUE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA POSSAM SE INTERESSAR, PORQUE A LEITURA KIDS FAVORECE A COMPREENSÃO DO GOSTO PELA LEITURA. QUE NOSSAS CRIANÇAS SEJAM LEITORAS E SEJAM APRECIADORAS DE BONS LIVROS PARA QUE NUM FUTURO PROMISSOR PARTILHEM SEUS CONHECIMENTOS COM NOVOS LEITORES.

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos direitos do leitor...pratico todos, pulo páginas, leio apenas trechos interessantes e o que mais gosto de fazer, ler o final do livro antes de começar o primeiro capítulo.

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas! Fazendo uma visitinha. O blog está muito legal! Parabéns!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir